sexta-feira, 6 de maio de 2011

Onde você vai ficar?




Por Guilherme Siqueira, secretário administrativo da II MUNDO CM




Saudações, nobre modeleiro(a)!

Já estamos no início de maio e, embora pareça que só há pouco saímos de 2010, vivemos um ano surpreendente. Vimos o debate acerca da energia nuclear voltar à tona com os acidentes ocorridos em Fukushima após a catástrofe no Japão, vimos os levantes populares tomando conta das ruas e derrubando regimes no oriente médio e norte da África, vimos a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil. Vimos o terrorista mais procurado do mundo ser morto. Iniciamos, enfim, a segunda década do século XXI.

E, no entanto, enfrentamos os mesmos dilemas.

Questões como o combate ao terrorismo, direitos humanos e reprodutivos, sustentabilidade e direito ao desenvolvimento surgem com mais força do que nunca. Estamos vivenciando a ascensão de novas potências, novos modelos econômicos; encaramos um mundo novo, globalizado, cheio de possibilidades de integração e riscos. A complexidade de um sistema de relações internacionais cada vez mais intrincadas se apresenta diante dos senhores.

A II MUNDO CM vem apresentar um novo conceito de modelo de negociações. Afinal, num mundo em que as relações entre as nações apresentam inúmeras nuances e em que a mais sutil das ações pode resultar na pior das catástrofes, um novo modo de simular se apresenta necessário.

O que o(a) aguarda em agosto é um modelo em que as suas atitudes não se restringirão ao seu comitê – elas ressoarão e poderão afetar completamente o andamento dos outros fóruns. O senhor(a) se deparará com uma Agência de Comunicação completamente diferente de tudo já visto antes: um agente ativo no decorrer do modelo, ao invés de mero espectador. Uma dinâmica com resultados únicos será o prêmio dos que se deixarem envolver..

Eis uma oportunidade de interação entre as diversas áreas de debate, em que a delegação que souber usar melhor os recursos à sua disposição liderará não apenas seu comitê, mas a simulação como um todo.

Queremos oferecer uma nova perspectiva que seja inovadora e desafiadora tanto para os novos delegados quanto para os experientes. De fato, aqui, suas habilidades de negociação e de diplomacia serão testadas ao máximo num ambiente imersivo, dinâmico e altamente volátil que fará desde o mais experiente dos delegados até o marinheiro de primeira viagem ter uma experiência singular.
 
E então, quando isso acontecer, onde você vai ficar?