quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Conselho de Segurança Histórico

Olá novamente!

Para não ficar pra trás, aqui vai um post sobre o CSH.


Não vou copiar nada de lugar nenhum, só dar uma comentada por alto e dizer algumas coisas que são esperadas dos delegados nesse comitê, que é diferente dos demais.

É um comitê histórico, ou seja, ele simula fatos ocorridos no passado. No caso do CSH do MUNDO CM, a situação em Ruanda em 1994, mais especificamente do dia 2 ao dia 5 de Abril. Perceba que o tema é: "A Situação em Ruanda", e não "O Massacre em Ruanda", por um motivo simples: até dia 5 de Abril o genocídio ainda não havia começado. Esse é um dos desafios de um comitê histórico: 'apagar' os conhecimentos sobre o assunto depois do ocorrido (nesse caso depois do dia 5 de Abril), o que me faz vir alertá-los sobre o seguinte:

A maioria da literatura sobre o assunto foi produzida após o acontecido. Logo, vem carregada de opiniões e fatos que, durante a simulação, não existem. Não será permitido citar assuntos, dados, acontecimentos, nem nada que aconteceu após o dia 5 de Abril, já que para os fins do evento eles ainda não aconteceram.

É interessante mostrar aos senhores (e isso é, agora, opinião minha) que lhes é dada a oportunidade de mudar a História. Não de um jeito espalhafatoso, mas se o objetivo de uma simulação histórica fosse repetir exatamente as mesmas ações que foram tomadas à época, poderiamos todos assistir a algum documentário e pronto. Mas não; é importante que os delegados raciocinem e tentem chegar à melhor solução para o problema, mais uma vez SEM utilizar-se de fatos após o dia 5 de Abril de 1994. É um desafio e tanto, mas creio que os delegados estão à altura do pedido.

Mais uma vez quem vos fala é o Pedro Haluch, diretor do CSH.
Já deixei meu msn ao final do post sobre simulações, então aqui vai meu orkut:
Pedro Haluch
e meu twitter:
@PedroHaluch

Mais uma vez: qualquer dúvida sobre qualquer aspecto da simulação podem me perguntar, que farei o que estiver ao meu alcance para responder.

Abraço pra eles e beijo pra elas ;)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário